8 Dicas para lidar com segurança aeroportuária

Vou te passar aqui alguns conselhos a seguir para você a lidar com essa nova realidade de centenas de Brasileiros diariamente.

1 Chegue cedo

A maioria das companhias aéreas recomenda chegar ao aeroporto duas horas antes da partida programada do seu voo, mas você pode precisar de menos ou mais tempo, dependendo de suas necessidades. Chegue mais cedo se precisar ir primeiro ao balcão de compras para malas despachadas ou necessidades especiais ou se estiver viajando com crianças pequenas, bebês ou pessoas com deficiência.

2 Verifique se você possui uma identificação adequada.

Normalmente, uma carteira de identidade com foto será suficiente. Mas para viagens Internacionais você precisa ficar atento a todas as informações para ter mais tranquilidade.

3 Obtenha seu bilhete ou cartão de embarque antes de chegar

Se possível, organize sua viagem para ter um bilhete em papel, uma cópia de um recibo eletrônico ou um cartão de embarque em mãos antes de chegar ao aeroporto.

Se você seguir a próxima dica e tiver apenas itens de bagagem de mão, poderá evitar as filas nos balcões de bilheteria e ir direto para as áreas dos portões.

Certifique-se de que sua companhia aérea permita que você obtenha um cartão de embarque ou altere seu cartão de embarque atual no portão ou em uma área de serviço de passageiros dentro da área segura do aeroporto.

4 Evite usar o balcão de ingressos

Uma das linhas mais longas que você enfrenta pode estar no balcão ou na entrada na calçada. Você pode evitar essas linhas por não ter nada que precise ser verificado ou se você não precisar realizar nenhum negócio no bilhete.

Além disso, evite ter itens que precisam ser verificados. Geralmente, as companhias aéreas limitam os passageiros a um item de bagagem de mão e a um item pessoal, como uma maleta ou laptop.

Verifique com sua companhia aérea detalhes sobre o que é permitido. Além disso, lembre-se de que muitos itens, como tacos de beisebol, tacos de golfe e outros itens comuns, não podem mais ser transportados na cabine e devem ser verificados.

5 Verifique antes sua bagagem

Limpe sua bagagem de mão antes de voar, alguns ítens como bebidas alcoolicas, perfumes e armas brancas e de fogo não são permitidos.
Então fique atento.

Facilite a triagem Para manter os processos de triagem o mais curtos possível, você deve executar um dos seguintes procedimentos:

  • Evite embalar suas malas de mão , para que seja fácil ao pesquisador verificar;
  • Mantenha seu ingresso, cartão de embarque e identidade a fácil alcance;
  • Use sapatos que possam ser retirados e recolocados com relativa facilidade;
  • Certifique-se de mostrar que qualquer computador ou dispositivo eletrônico em sua bagagem de mão.

6 Não se surpreenda com as medidas de segurança

Além dos detectores de metais e máquinas de raio-x, pode haver várias outras medidas no aeroporto, como militares armados, equipamentos de detecção de bombas, cães farejadores de bombas, e cheques de identificação com foto no portão antes do embarque.

Entre outras coisas, você pode ser solicitado a tirar seu laptop da caixa para ser examinado separadamente pela máquina de raio-x, pode ser solicitado que você tire seus sapatos para que possam ser verificados e você possa ter suas malas, sapatos ou roupas testados quanto a resíduos de explosivos.

Provavelmente, outras medidas poderão ser adicionadas ao longo do tempo à medida que ocorrem atos de terrorismo como no 11 de setembro.

7 Não leve para o lado pessoal

Além das medidas de segurança padrão que todos enfrentam, você pode ser deixado de lado e receber um exame extra uma ou mais vezes pela segurança do aeroporto e pelo pessoal da companhia aérea.

Até onde você pode aceitar?
Se você sentir que está sendo injustamente investigado, dedique algum tempo e esforço para documentar sua experiência e apresentar uma reclamação à companhia aérea, à autoridade aeroportuária.

8 Mantenha uma atitude positiva

Viajar de avião, mesmo quando as coisas correm bem, geralmente pode ser estressante.

As novas medidas de segurança certamente fornecerão mais oportunidades para os passageiros serem atrasados ​​ou incomodados, além de oferecer mais oportunidades para ficarem tensos, irritados ou frustrados.

Lembre-se de que todas essas medidas foram implementadas para lidar com possíveis ameaças realistas aos viajantes aéreos ao longo do tempo e que essas medidas tornarão muito menos provável que qualquer seqüestrador ou sabotador ameace a segurança de qualquer pessoa.